sábado, 4 de fevereiro de 2012

A ARQUITETURA SUSTENTÁVEL



Para se falar de arquitetura sustentável, é preciso, inicialmente dar a sua definição. Assim, num geral, ela se define como toda forma de arquitetura que utiliza uma melhor estratégia para o dia-a-dia das pessoas e principalmente do planeta.
A Arquitetura Sustentável é essencial para que se haja uma consciência ambiental através da utilização de material de demo   lição, captação de água da chuva, utilização da energia solar, usar em jardins adubo feito com sobras de alimentos da própria casa, tinta mineral – feita com a própria terra –, enfim, leva-se em consideração o melhor para o planeta e o conforto da população.
A aplicação desse tipo de Arquitetura se utiliza de tecnologia, que inicialmente se torna cara, mas observando a seu objetivo, acaba se tornando barata, pois implica num ambiente social, sustentavelmente falando, melhor. Isso não conta somente dentro das casas, conjuntos habitacionais ou apartamentos, mas também acaba transformando todo o restante da cidade, país e, futuro gradativamente, planeta melhor.

Um comentário:

  1. Muito bem, Juliana!
    Faço uma ressalva apenas, que serve para você e seus colegas (que também parecem estar com essa mesma ideia): a arquitetura sustentável não é mais cara. Pelo contrário!!! Não há razão para haver custo adicionado ao projeto por ele ser bom e visar a sustentabilidade. É nosso dever mesmo fazer projetos bons e sustentáveis! É na construção que se pode economizar mais ainda – projetos sustentáveis tendem a reutilizar materiais e ter um bom planejamento da obra, fazendo com que também nesta etapa o cliente saia ganhando. A única tecnologia que consigo conceber como "mais cara" seria o uso das placas para aquecimento da água ou para geração de energia solar, que uma arquitetura "convencional" não adotaria. De resto, as técnicas da arquitetura sustentável devem ser mais econômicas! A maior economia deve vir durante a utilização das edificações, quando o ar condicionado e as luzes artificiais – ora tão irresponsavelmente adotados – puderem ser dispensados. Ai, sim, você poderá concluir que fez realmente um bom projeto!

    ResponderExcluir